É muito comum as pessoas me perguntarem qual servidor de mapas é o melhor? MapServer ou GeoServer?

Eu sinceramente acho que a minha opinião neste caso poderia ser um tanto quanto tendenciosa, devido o fato de eu trabalhar diretamente com o GeoServer, e ter escolhido como minha principal linguaguem de programação o JAVA.

Mas mesmo assim, eu não queria deixar de responder essas pessoas e esclarecer essa dúvida. Por isso resolvi escrever este post, onde o objetivo é estar mostrando as vantagens de um e de outro, e não de quem é o melhor, essa decisão será sua, o melhor será o que melhor se enquadrar na sua necessidade.

Para poder fazer esta comparação eu primeiramente mandei um email para a lista de discussão do GeoServer, explicando o meu “problema”, e obtive algumas respostas, e alguns links de uma discussão sobre este assunto na lista da OSGeo.

Baseado nas opiniões de Chris Holmes, Bart van den Eijnden, Tim Bowden, Jody Garnett, Arnulf Christl e na minha experiência com o GeoServer e MapServer, cheguei as seguintes conclusões:

1. O MapServer em geral é melhor quando se fala em WMS, e o Geoserver é melhor em se tratando de WFS.
2. Uma grande diferença é que Geoserver suporta WFS-T, isto é WFS transactional, e o Mapserver não.
3. MapServer trabalha com CGI, GeoServer com J2EE, o que pode causar uma vantagem ao GeoServer tendo em vista que algumas empresas não querem mais trabalhar com CGI’s.
4. MapServer é um projeto mais maduro (1996), enquanto o GeoServer ainda é mais recente (2003).
5. GeoServer possui um web tool administration, que facilita a configuração.
6. O MapServer tem, sem dúvida, um sistema de cartografia poderoso e propicia dados em vetor dinâmicos e de alta qualidade
7. Nem um dos dois é melhor ou pior, seus focos de desenvolvimento são diferentes.

Espero ter ajudado um pouco a esclarecer algumas dúvidas, caso alguém tenha algo a acrescentar por favor fique a vontade para deixar seus comentários.

[UPDATE]: Foi disponibilizada a versâo em inglês.

Fonte: Lista OSGeo