Segurança no GeoServer

Desde que comecei a trabalhar com o GeoServer, eu sinto falta de uma funcionalidade, que na minha opinião é muito útil, um sistema de segurança, pois pra quem conhece um pouco do GeoServer, sabe que atualmente (versão 1.5.3) ele trabalha com apenas um usuário que por padrão é definido como admin. É possível substituir o nome desse usuário por um outro qualquer, porém não é permitido adicionar outros usuários.

Eu gostaria que podessem ser definidos níveis de permissão, e podesse ser definido quais featuresTypes os usuários podem visualizar/editar. Isso permitiria por exemplo que o mesmo GeoServer podesse ser utilizado em diversos projetos diferentes. Claro que teria que se ter um administrador que teria o previlégio de ver todos os dados.

A boa notícia é que a versão 1.6 do GeoServer terá um sub-sistema com autenticação de múltiplos usuários, níveis de acesso e restrições de acesso a dados e serviços. Foram estudadas algumas alternativas de framework open source para esta implementação e por diversos motivos decidiram pelo Acegi.

Parece que os meus “desejos” serão atendidos, não todos, mas com certeza uma boa parte. Agora é esperar anciosamente pela versão 1.6 do GeoServer e conferir.

Referências:
    – Geoserver security implementation, initial version
    – Security subsystem
    – Geoserver authentication and authorization subsystem

Fonte:
 GeoServer