Apesar do GeoServer estar crescendo bastante, ainda é um pouco difícil saber quem está o utilizando em suas aplicações espacias. Está é uma informação preciosa, que tem sido de dificil acesso tanto no Brasil, como no restante do mundo. Por isso, quando essa informação é conhecida, é importante que ela seja divulgada.

O Blog do GeoServer, acaba de divulgar que o National Snow and Ice Data Center (NSIDC), no Colorado (US), possui uma grande quantidade de dados espaciais, e estão os disponibilizando para download como arquivos KML para que sejam visualizados no Google Earth.

O NSIDC utiliza o Geoserver para servir estes dados e para exportar os arquivos KML. Lisa Ballagh do NSIDC recentemente deu uma palestra na conferência American Geophysical Union, em São Francisco, onde ela explicou porquê e como sua organização usa o Geoserver. Este breve relato é bem interessante e que vale a pena assistir.

Confira o site do NSIDC, faça o download dos dados e veja-os no Google Earth. Em breve o World Glacier Inventory, estará disponível no Google Maps, como parte da integração do Geoserver com o Google´s Geo Search.a