A comunidade GeoServer está feliz de anunciar que o primeiro release candidate do GeoServer 2.1 está agora disponível para download. A equipe esteve trabalhando em algumas grandes melhorias e novas funcionalidades desde a versão 2.1-beta3.

A primeira novidade é a melhoria na integração GeoWebCache, permitindo que ele seja transparente para as requisições WMS do GeoServer. A partir desta versão é possível fixar limites para a quantidade de espaço em disco usado para armazenamento, permitindo aos usuários controlar e limitar o tamanho do cache em disco.

Este lançamento também traz algumas melhorias na API do RESTConfig, que agora é fornecido com o GeoServer por padrão para que os usuários não precisem mais instalá-lo como um plugin. Foram também realizadas melhorias na parte de incluisão de arquivos, que agora permite o upload de arquivos em um repositório de dados existente, com isso os usuários podem fazer upload de um arquivo shapefile e convertê-lo automaticamente em um banco de dados PostGIS, publicando-o como uma camada de PostGIS em vez de uma camada Shapefile. E finalmente, a API dá suporte a operações de DELETE em cascata.

Graças ao grande trabalho do pessoal do GeoSolutions, o desempenho das informações raster melhorou significativamente. Essa melhora foi inicialmente adicionado em 2,1-beta3, mas continuou a ser melhorado para 2.1-RC1.

Por fim, mas certamente não menos importante, a adição de um construtor de solicitação WCS (Web Coverage Service), uma ferramenta útil para a construção gráfica de solicitações WCS. Como os clientes para o WCS sempre foram escassos, esta ferramenta tem um longo caminho para tornar o serviço mais utilizável.

Como sempre, uma série de correções de bugs e melhorias foram realizadas para este lançamento. Confira o log para conferir todas as novidades da versão.

Fonte: GeoServer Blog