A comunidade brasileira do OpenStreetMap (OSM) realizou no último fim de semana uma maratona de mapeamento com o objetivo de melhorar o mapa do Rio para as Olimpíadas. Durante todo o sábado e o domingo, colaboradores do OSM não apenas do Rio de Janeiro, mas também de outras cidades do Brasil e de outros países da América Latina dedicaram-se a atualizar o mapa da Cidade Olímpica.

O foco principal da atividade foi atualizar o mapa das áreas onde serão realizadas as competições. “Muitas edificações foram construídas para os jogos e também tivemos novas vias como a TransOlímpica e serviços de transporte como o VLT”, afirma Arlindo Pereira, mapeador da cidade do Rio de Janeiro. A imagem abaixo apresenta as áreas que ocorreram edições:

RioOlympicsMappingEdits

Uma das áreas que mais recebeu contribuições foi o bairro de Deodoro, na zona oeste do Rio, onde acontecerão as competições de esportes como Mountain Bike, Tiro, Canoagem Slalom, Hockey, entre outros.

“Os Jogos Olímpicos devem atrair muitos turistas ao Rio, por isso é importante termos um mapa bem atualizado e preciso” afirma Wille Marcel, um dos membros do OpenStreetMap no Brasil. Foram realizadas 290 edições no mapa do Rio durante o período. A atividade teve a colaboração da startup Mapbox, a qual disponibilizou imagens de satélite atualizadas do Rio de Janeiro.

Navegue pelo mapa do Rio no OpenStreetMap: http://osm.org/go/OVcch20–

Fonte: OpenStreetMap