LiDAR, é um método de sensoriamento remoto que utiliza a luz na forma de um laser para medir as gamas (distâncias variáveis) para a Terra. Esses impulsos de luz combinados com outros dados gravados pelo satélite gera informação precisa, tridimensional e as suas características de superfície (da Terra).

lidar_pic

LIDAR funciona através do envio de pulsos, medindo as reflexões que retornam, e quanto tempo elas levam para o retornar. Utilizando esta informação, a posição da reflexão pode ser calculada em relação ao sensor. Entre as informações que são geralmente estão incluídas nos dados LIDAR podemos destacar:

  • a intensidade da reflexão;
  • o tempo do pulso;
  • o ângulo da reflexão em relação ao sensor; e
  • muitas outras medições específicas do sensor

Para este tutorial, vamos levar em consideração que você já tem instalado o OpenGeo Suite, preferencialmente no Linux, devido o fato que a partir da versão 4 do OpenGeo Suite ele não incluí o pdal tools na versão Windows, que será necessário para execução deste tutorial.

Como dados LIDAR, usaremos uma pesquisa realizada pelo Departamento de Geologia de Oregon (EUA) em 2009 e armazenadas pelo NOAA. Ele cobre uma grande área do Condado de Jackson, incluindo a cidade de Medford.

oregon

Os dados são coletados em arquivos individuais “LASZIP”, com cerca de 70MB cada um. Para simplificar, só vamos usar um arquivo, mas não há nenhuma razão que você não possa usar vários arquivos para este exemplo.

lidar_area

O diretório de dados do NOAA inclui todos os arquivos, bem como um arquivo que fornece um índice espacial. O arquivo que vamos usar abrange tanto uma área residencial como uma área comercial de Medford.

lidar_tile

Baixe o arquivo LIDAR 20090429_42122c8225_ld_p23.laz agora.

Em nossa análise, vamos usar os dados LIDAR para determinar a altura dos edifícios dentro do nosso arquivo LIDAR. Para fazer isso, precisamos dos dados de edifícios! Felizmente, Jackson County tem um portal de dados aberta com as informações que precisamos.

Baixe o arquivo BuildingFootprints.zip agora.

No próximo post veremos como carregar este arquivo para o seu banco de dados, não perca!