O problema com o LIDAR é o seu tamanho! Este conjunto de dados de exemplo é muito, muito pequeno e inclui 11 milhões de pontos. Desenhá-los em um mapa seria uma tarefa muito lenta, e visualmente não é muito instrutivo.

Para exibir um resumo dos nossos dados, vamos colocar os patches de ponto do banco de dados em um mapa.

O GeoServer só pode mapear geometrias do PostGIS, por isso vamos usar a geometria do pcpatch para criar uma visão dos dados (polígono).

CREATE VIEW medford_patches AS
SELECT
  pa::geometry(Polygon, 4326) AS geom,
  PC_PatchAvg(pa, 'Z') AS elevation
FROM medford;

Agora vamos configurar uma camada no GeoServer a partir da visão acima (medford_patches).

gs_newstore

Quando estiver configurando a camada, na aba Tile/Cache desmarque a opção “Criar camada de cache para esta camada”.

Após salvar a camada, vá em Layer Preview e veja como ficou:

patches_far

Você deve estar vendo um grande quadrado preto, como demonstra a figura acima, mas se ampliar o zoom em poucos passos as coisas se tornam mais claras.

patches_near

Existem 28547 manchas e, quando tudo é desenhado em uma pequena prévia, eles parecem com uma massa escura. Mas ampliando, podemos ver o detalhe dos pequenos blocos de pontos, cada um com cerca de 400 pontos dentro.

No entanto, como são manchas escuras, deixam muito a desejar! Seria melhor se tivessem cor de acordo com sua elevação, por isso precisamos adicionar um estilo no GeoServer com as cores que desejamos.

Vamos então usar o arquivo elevation_ramp.xml e criar um novo estilo no GeoServer com o nome elevation_ramp e vinculá-lo a nossa camada.

Este não é um modelo padrão de SLD, ele não tem regras que definem as quebras de cor. Em vez disso, ele usa um recurso de estilo interpolado para criar uma efeito de cores contínuo, utilizando as quebras de cores sugeridas neste post.

Após a aplicação do estilo na camada, ela ficará da seguinte forma:

patches_colored

Agora a (pequena) variação da elevação pode ser vista. Na verdade, a variação é tão pequena temos dificuldade até de identificar grandes edifícios comerciais.

No próximo post iremos inserir as edificações (Buildings) no mapa. Não Perca.