Na última atualização do GeoServer (2.12.0), a linguagem de estilo CSS e a interface de edição viram várias melhorias. O editor agora suporta auto complete de código primitivo, veja:

No nível de linguagem as dependências de escala agora também podem ser expressas usando a variável “@sd” (denominador de escala) e os valores podem usar sufixos comuns como k e M para obter valores mais legíveis, compare, por exemplo, “[@scale < 1000000]" com "[@sd < 1M]".

As funções de cores foram introduzidas para combinar com a funcionalidade LessCSS, como “Darken”, “Lighten”, “Saturate” e assim por diante. As mesmas funções foram disponibilizadas em todos os outros idiomas de estilo.

Chamar uma variável “env” foi facilitada, de “env (‘varName’)” para “@varName” (ou “@varName (defaultValue)” se você deseja fornecer um valor padrão.

Como você provavelmente já sabe, internamente o CSS é traduzido para o formato SLD para fins de renderização do mapa. Este processo de tradução tornou-se 50 vezes mais rápido em folhas de estilos grandes (como estradas OSM, um estilo particularmente complicado).