O GeoServer adicionou suporte a adição de dimensões específicas para camadas WMS, conforme especificado nos padrões WMS 1.1.1 e WMS 1.3.0. Existem duas dimensões pré-definidas nos padrões WMS: TIME e ELEVATION. A ativação das dimensões para uma camada permite que os usuários as especifiquem como parâmetros extras em solicitações GetMap, úteis para criar mapas ou animações a partir de dados multidimensionais.

Essas configurações podem ser ativadas e configuradas na Aba “Dimensões”:

Para cada dimensão ativa, as seguintes opções de configuração estão disponíveis:

  • Atributo – Atribua o nome para escolher o valor para esta dimensão (somente vetor). Isso é tratado no início do intervalo se o atributo final também for fornecido.
  • Atributo final – Atribua o nome para escolher o final do intervalo de valores para essa dimensão (opcional, somente para vetores).
  • Apresentação – Tipo de apresentação para os valores disponíveis no documento de recursos.
  • Valor padrão – Valor padrão a ser usado para essa dimensão, se nenhuma for fornecida com a solicitação. Selecione uma das quatro estratégias:
    • Menor valor de domínio – usa o menor valor disponível dos dados
    • Maior valor de domínio – usa o maior valor disponível a partir dos dados mais próximo do valor de referência – Seleciona o valor de dados mais próximo do valor de referência fornecido
    • Valor de referência – tenta usar o valor de referência fornecido como está, independentemente de estar realmente disponível nos dados ou não.
  • Valor de referência – O especificador de valor padrão. Exibido apenas para as estratégias de valor padrão onde é usado.
  • Correspondente mais próximo – Permitir, ou não, suporte ao correspondente mais próximo do WMS nesta dimensão. Atualmente suportado apenas na dimensão de tempo.
  • Intervalo aceitável – uma distância máxima de pesquisa do valor especificado (disponível somente quando o correspondente mais próximo estiver ativado). Pode ser vazio (sem limite), um único valor (pesquisa simétrica) ou usado para especificar um intervalo de pesquisa assimétrica. As distâncias de tempo devem ser especificadas usando a sintaxe do ISO. Por exemplo, PT1H/PT0H permite pesquisar até uma hora antes do valor especificado pelo usuário, mas não depois.

Para dimensão de tempo, o valor deve estar no formato ISO 8601 DateTime (yyyy-MM-ddThh:mm:ss.SSSZ). Para dimensão de elevação, o valor deve ser e inteiro (ponto flutuante).

Somente para a estratégia “Valor de referência”, é possível usar intervalos de tempos e intervalos de elevação, no formulário fromValue/toValue. Somente para a estratégia “valor de referência”
também é possível usar tempos relativos como P1M/PRESENT, mas é preciso ter cuidado para que o valor de referência seja copiado integralmente no documento de recursos e, como resultado, nem todos os clientes estejam reconhecendo essa sintaxe.

Fonte: Blog do GeoServer