O GeoServer é um software livre que permite aos usuários visualizar e editar dados geoespaciais, integrando diversos repositórios de dados geográficos com simplicidade, alta performance, e possibilitando grande flexibilidade na criação de mapas e compartilhamento de dados.

É um servidor de Web Map Service (WMS), Web Feature Service (WFS) e de Web Coverage Service (WCS) completamente funcional que segue as especificações da Open Geospatial Consortium (OGC).



O seu foco é facilitar o uso e suporte para os padrões abertos, a fim de permitir qualquer um de compartilhar rapidamente suas informações geoespaciais de uma maneira interoperável.

Este blog tem se dedicado a dar suporte ao GeoServer na lingua portuguesa. Caso você tenha interesse, ou esteja trabalhando com o GeoServer, não deixe de participar da Lista de discussão GeoServer-BR.

Se você está procurando material sobre o GeoServer, vou elencar alguns dos assuntos abordados nesse blog:

Instalação do GeoServer no Ubuntu
Como atualizar o GeoServer no Linux
Configurando o PostGIS no GeoServer
Como retornar um Shapefile via WFS no GeoServer
GeoServer Data Directory
Delegando o controle do log do GeoServer para o container
Formatos de saída do GeoServer
Freemaker Template no GeoServer
GetFeatureInfo Templates
MapServer versus GeoServer
Instalando o GeoServer no JBoss
GeoServer com suporte a biblioteca GDAL
– E muitos mais…

GeoServerBooks

Fique a vontade para procurar, e caso não ache o que está procurando, não hesite em enviar sua dúvida para lista GeoServer-BR. Veja também esta apresentação introdutória sobre o GeoServer: