OpenLayers é uma biblioteca JavaScript Open Source para exibir dados espacias em páginas web. Ele fornece uma API para construir aplicações geograficas baseadas na web semelhantes ao Google Maps e ao Bing Maps.

O OpenLayers pode obter dados de diversos recursos, tais como: Web Map Service, Web Feature Service, Google Maps, OpenStreetMap, Bing Maps, Yahoo! Maps, MapServer, GeoServer, ka-Map, World Wind servers, além de possuir suporte à GeoRSS, navegação tanto pelo mouse quanto pelo teclado, adição de marcadores e seleção de layers.


ol3-rotation

O OpenLayers foi criado pela MetaCarta depois do O’Reilly Where 2.0 Conference em junho de 2005, e sua primeira versão released foi disponibilizada em junho de 2006 antes do Where 2.0 Conference. A MetaCarta é a principal empresa envolvida com o OpenLayers dando suporte e gerenciando o projeto. Desde novembro de 2007 o OpenLayers virou um projeto da OSGeo (Open Source Geospatial Foundation).

Se você está a procura de material sobre o OpenLayers 2, veja os links a seguir:

Introdução ao OpenLayers 2: Básico
Introdução ao OpenLayers 2: Layers
Introdução ao OpenLayers 2: Controle
Introdução ao OpenLayers 2: Vetores
Introdução ao OpenLayers 2: Propriedades da Layer
Introdução ao OpenLayers 2: Integração
OpenLayers Architect
Exemplos de aplicações com OpenLayers

Em 2014 foi lançada uma nova versão, totalmente redesenhada, muito mais moderna que é o OpenLayers 3. Veja alguns posts sobre esta nova versão:

Introdução ao OpenLayers 3: Básico
Introdução ao OpenLayers 3: Layers
Introdução ao OpenLayers 3: Cache
Introdução ao OpenLayers 3: Raster
Introdução ao OpenLayers 3: Vetores
Introdução ao OpenLayers 3: Controles
Introdução ao OpenLayers 3: Desenhando
Introdução ao OpenLayers 3: Estilos
Introdução ao OpenLayers 3: Livros
Integração do Google Maps com o OpenLayers 3

OpenLayers3_Books

Após ler todo esse material, é provavel que dúvidas apareçam, então eu sugiro que você entre na lista de discussão GeoServer-BR, que além de falar sobre o GeoServer, também fala sobre o OpenLayers, que é um dos front-ends mais utilizados em conjunto com o GeoServer.