O PostGIS foi desenvolvido pela canadense Refractions Researches como um projeto opensource para adicionar suporte a objetos geográficos ao banco de dados relacional PostgreSQL. De fato, o PostGIS “espacializa” os dados do servidor PostgreSQL, permitindo que ele seja usado como um banco de dados espacial para os sistemas de informação geográfica (SIG), bem como o SDE da ESRI ou extensão Oracle Spatial. Segue o padrão OpenGIS “Simple Features Specification for SQL” e é certificado como compatível com os “tipos e funções” definidos no padrão.

É liberado sob a licença GNU General Public License. O desenvolvimento do PostGIS é continuo, e desde então foram acrescentados instrumentos de interface de usuário, suporte a topologia básica, validação de dados, transformação de coordenadas, APIs de programação e muito mais.

Abaixo segue uma apostila que na verdade é uma introdução ao PostGIS, mostrando um pouco sobre suas funcionalidades, funções, dentre outras coisas. Se você quiser baixar este arquivo, basta clicar aqui.