Começamos ontem uma série de posts sobre o OpenLayers, onde iremos abordar as funcionalidades disponíveis nesse framework. Ontem começamos pelo básico, apresentando a estrutura de um mapa e suas camadas, hoje trataremos mais a fundo as propriedades das camadas (layers).

1. Módulo 2: Camadas

Cada mapa no OpenLayers poder ter uma ou mais camadas. A camada contém toda a informação espacial que o usuário visualiza no mapa.

Existem diferentes tipos de camadas. Algumas camadas podem ser solicitadas como “tiles”, ou seja, pedaços que irão compor o mapa. Temos dois exemplo para isto os layers utilizados através do protocolo WMS (Web Map Service), e também os layers proprietários como os do Google e Yahoo. Outro forma é carregar os dados da camada, para isso é possível utilizar o padrão WFS (Web Feature Service), que retorna todas as informações disponíveis.

2. Camadas WMS

O arquivo 1-basico.html criado no módulo anterior usa uma camada WMS. WMS é um acrônimo para Web Map Service. Ele é um protocolo definido pela OGC (Open Geospatial Consortium) para comunicação de dados espaciais renderizados como imagem.

Uma camada WMS é criado no OpenLayers através de quatro parâmetros, sendo que o último é opcional.

  • name     {String} Nome da camada
  • url         {String} URL do serviço WMS (e.g. http://wms.jpl.nasa.gov/wms.cgi)
  • params {Object} Um objeto com informações para o método GetMap
  • options {Ojbect} Opções extra de configuração

Mais informações sobre a classe WMS Layers podem ser obtidas na documentação online. Você pode também realizar algumas modificações no seu exemplo trocando as camadas para isso você pode acessar o site WMS Site, e escolher as layers que deseja visualizar no seu mapa. Use o arquivo 1-basico.html para isso, ou crie um novo.

3. Camadas Comerciais

Além das camadas que são de acesso público, você pode também adicionar ao seu mapa camadas comerciais. O OpenLayers dá suporte as camadas do Google Maps, Yahoo Maps, Virtual Earth e MultiMap.

Veja o exemplo abaixo, como ficaria a adição de uma camada do Google Maps no seu mapa (Clique na imagem para vê-la no tamanho real).

Clique para ver no tamanho real

4. Camadas WFS

Nesta seção criaremos camadas WFS. WFS é um acrônimo para Web Feature Server, um padrão da OGC. Ao invés do WFS retornar imagens ele retorna dados serializáveis, no padrão GML, dos vetores. Camadas solicitadas por WFS no OpenLayers são transformadas em pontos, linhas, polígonos no seu navegador. Veja na imagem abaixo como ficaria um mapa com uma camada WFS:

Camada WFS