A GeoSolutions está introduzindo uma nova funcionalidade no GeoServer: transparência inteligente com formato image/vnd.jpeg-png.

Quando se fala em imagens aéreas e de satélite o formato de saída JPEG é muitas vezes preferido pela sua geração rápida e tamanho (pequeno). No entanto, há casos em que é necessária transparência, talvez porque a imagem não está cobrindo toda a área do mapa, ou talvez porque o usuário tem a liberdade para selecionar apenas certas bandas da imagem, e um mapa base é um requisito necessário.

Até agora esses cenários foram tratados utilizando o formato PNG, pagando o preço de um maior tempo e tamanho nesta geração. Para suprir esta deficiência, está sendo adicionado um novo formato de saída ao GeoServer, com o nome “image/vnd.jpeg-png”. Como o nome indica, é um formato que irá gerar imagens JPEG ou PNG, dependendo do conteúdo da imagem: se os pixels são completamente opacos, JPEG será utilizado, se for transparente ou translúcido (não totalmente opaco), é a vez de utilizar o PNG.

Naturalmente, o tipo da imagem será definido em conformidade, transparentemente, sem que seja necessária qualquer alteração. Na imagem abaixo você pode ver uma pré-visualização de camada onde o formato JPEG-PNG foi escolhido (o pedido de pré-visualização precisa ser modificado, acrescentando “&transparente = true” na sua URL, caso contrário, apenas imagens opacas são gerados):

Selezione_001

Como você pode ver, o tipo de tile é JPEG ou PNG, dependendo se a tile possui dados raster, ou tem pixels transparentes.

Esse recurso está disponível e você pode experimentá-lo usando um versão nightly builds em http://ares.boundlessgeo.com/geoserver/master/

Fonte: GeoSolutions Blog