Prezados leitores,

Ontem, por volta das 22h Tim Schaub anunciou no GitHub do OpenLayers que a tão aguardada (pelo menos por mim) versão 6.0 está disponível oficialmente. Foram mais de 1.780 commits e 540 pull requests desde a versão 5.3.

Dentre as novidades, um recurso importante nesta versão é a capacidade de compor camadas com diferentes tipos de renderizador. Anteriormente, o mapa usava uma única estratégia de renderização, e todas as camadas do seu mapa tinham que implementar essa estratégia.

Agora é possível ter um mapa com camadas que usam diferentes tecnologias de renderização. Isso possibilita, por exemplo, que a camada Canvas (2D) seja composta junto com uma camada baseada em WebGL no mesmo mapa. Também é possível criar camadas com renderizadores personalizados. Portanto, você pode ter um mapa que use outra biblioteca (como d3) para renderizar uma camada e usar o OpenLayers para renderizar as outras camadas.

Além disso, a versão 6.0 inclui várias melhorias na renderização de vector tiles e deve consumir um quantidade menor de memória em geral. A versão também inclui vários recursos experimentais que ainda não fazem parte da API estável, como um novo renderizador baseado em WebGL e a função experimental useGeographic().

Esta versão inclui várias alterações incompatíveis com versões anteriores. Desta forma é importante ler as notas do release para verificar o que mudou a partir da versão 5.3.

Fonte: GitHub do OpenLayers