Continuando a nossa série de posts sobre o OpenLayers, hoje iremos tratar dos controles.
Módulo 3: Controles
No OpenLayers, é através do controle que é possível realizar a interação do usuário com o mapa. Alguns controles tem um representação visual e outros são invisíveis para o usuário. Quando você cria um mapa com as opções padrões, você cria com controles padrões visíveis. Este controles padrões permitem que o usuário navegue pelo mapa tanto com o mouse como os os botões. Adicionalmente existem outros controles que você pode adicionar ao seu mapa, e é isto que vamos ver agora.

Figura 1. Mapa de Funcionalidades
1. Controle Padrão
O controle padrão já é criado automaticamente quando você inicializa o seu mapa, e não necessita de comandos para a criação.
2. Escala
![]()
Este comando insere a escala no canto inferior esquerdo do seu mapa, conforme indica a Figura 1.
3. Referência
![]()
A referência pode ser adicionada como foi demonstrada acima, ou caso você prefiro é possível defirnir qual imagem irá aparecer dentro da referência, para isso você deve escrever o seguite código:

4. Lista de Camadas
![]()
A Lista de camadas (LayerSwitcher), é onde você pode ver quais camadas estão disponíveis para visualização, quais estão ativas, as camadas base, e também pode ativar/desativar as camadas conforme a sua necessidade de visualização.
5. Ferramentas de Edição
![]()
As ferramentas de edição são utilizadas quando há necessidade de editar ou criar novas geometrias diretamente no mapa.
6. Coordenadas
![]()
Esta funcionalidade indica o par de coordenadas conforme o posicionamento do mouse.
Veja como ficaria o código de um mapa com as funcionalidades descritas acima:
