Fernando Quadro é Analista de Sistemas e Consultor em Geotecnologias Livres, formado em Ciência da Computação e pós-graduado (MBA) em Gerenciamento de Projetos pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Atuou na equipe do Laboratório de Computação Aplicada (G10) como Java Tech Leader. No exercício destas funções, participou de projetos de alcance nacional, como o Sistema de Informação do Projeto TAMAR (SITAMAR).

Ainda no G10, participou da organização do III ENUM (3º Encontro Nacional de Usuários MapServer) no ano de 2007 em Brasília-DF, onde ministrou o I Workshop de GeoServer no Brasil.

É atuante na comunidade Open Source através de projetos como o GeoServer, onde é o fundador e moderador da lista de discussão em português (GeoServer-BR) além de ter sido o articulador, idealizador e editor chefe da Revista FOSSGIS Brasil, projeto esse citado como referência no FOSS4G-NA 2019.

Em 2012 criou a GEOCURSOS, empresa que tem como premissa contribuir para a transmissão de conhecimentos e formação de profissionais na área das Geotecnologias livres através da educação a distância. No ano de 2016 por convite de Jody Garnett começou a escrever no Blog do GeoServer (em inglês).

Em 2018, teve a honra de ser nomeado Charter Member da OSGeo (Open Source Geospatial Fundation), e fazer parte do Comitê de Marketing sendo responsável pelo LinkedIn da fundação e pelo twitter do PlanetOSGeo.

No ano de 2019, foi convidado para ministrar as disciplinas de Banco de dados espaciais e Publicação de dados espaciais na internet no MBA de Geociência e Geotecnologias do IPOG.

Tem experiência em desenvolvimento de software (Java, PHP), banco de dados relacional (PostgreSQL, MySQL, Oracle e SQL Server) e espacial (PostGIS, Oracle Spatial, SQL Server), análise de sistemas (requisitos, processos, casos de uso), ministração de palestras e cursos, elaboração de PDI (Plano Diretor de Informática), além de vasto conhecimento na área de geotecnologia (GeoServer, OpenLayers, PostGIS, uDig, Leaflet).

Passou por empresas como Softplan e Neoway e atualmente trabalha como Analista Sênior de Geotecnologias no LabTrans/UFSC desenvolvendo projetos com inteligência geográfica.

LinkedIn