Depois de bastante tempo sem notícias, esta semana o GeoServer anunciou algumas novidades. A primeira delas é que está abandonando o Struts como framework de desenvolvimento web, por ele estar já bastante atrasado (e de certa forma defasado), e causando problemas para os desenvolvedores tanto de manutenção, como de extensibilidade. O Struts tem o seu mérito, afinal foi o primeiro framework web, foi a partir dele que os outros surgiram, ele foi a “base”, mas infelizmente ele ficou parado no tempo (pelo menos a versão 1).

O novo framework web em que o GeoServer será desenvolvido é o Apache Wicket, que é bem mais atual, e já está preparado para a Web 2.0. Com essa mudança de framework, outra novidade que foi anunciada é do layout da área administrativa do GeoServer, que será totalmente modificada.

A terceira e última novidade é que todas essas alterações serão realizadas a partir da versão 2.0 do GeoServer, e ela já está disponível para download em versão alpha. Eu ia colocar uma imagem do novo layout neste post, mas preferi deixá-los curiosos para que baixem a versão e vejam vocês mesmos.

Fonte: Blog do GeoServer