A equipe da GeoSolutions tem trabalhado recentemente no desenvolvimento de uma funcionalidade específica no GeoServer a fim de transformá-lo em um ImageServer.

Até hoje o GeoServer não é capaz de publicar imagens não georreferenciadas como camada WMS, pois é necessário sempre que uma camada esteja vinculada a um EPSG válido, afim de especificar um sistema de referência conhecido. Em parceria com a OpenGeo, a GeoSolutions tem trabalhando em um aplicativo cujo objetivo é permitir que os usuários visualizem imagens não georreferenciadas por meio de um WebGis baseado no OpenLayers.

Dado estes fatos, foi decidido modificar o GeoServer e permitir que ele sirva imagens não georreferenciadas através do protocolo WMS. Para isso, a primeira coisa a ser feita foi definir um código EPSG como um identificador válido que pode transmitir informação suficiente para que os clientes entendam que está sendo servida uma imagem não georreferenciada.

Por sugestão de Jody Garnett foi definido o EPSG de código 404000 para um sistema de referência 2D, em metros. Para aqueles que sabem o que é um WKT, segue abaixo:

LOCAL_CS[“Wildcard 2D cartesian plane in metric unit”,
LOCAL_DATUM[“Unknown”, 0],
UNIT[“m”, 1.0],
AXIS[“x”, EAST],
AXIS[“y”, NORTH],
AUTHORITY[“EPSG”,”404000″]]

Se você é curioso, você pode ver um Jpeg não-georreferenciadas mostrado no OpenLayers.

Fonte: GeoSolutions Blog