Na última semana tive uma experiência um pouco desagradável quando precisei acessar os dados espaciais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Paulo. Depois do episódio fiquei pensando: Será que os orgãos governamentais tem noção da importância de se ter essas informações disponíveis em portais de Open Data?

Eu sinceramente acho que eles não tem a dimensão do que a disponibilização dessa informação pode gerar tanto pra eles como órgão como para nós cidadãos.

A disponibilidade dessas informações é muito importante tanto para a área governamental, acadêmica e privada, pois a partir dela pode-se gerar inúmeros estudos, pesquisas e melhorias em diversos setores da sociedade.

8016184339_927ea75bd6

Hoje, já é possível apontar muitas áreas onde os dados abertos governamentais estão criando valor. Dentre essas áreas posso citar:

– Transparência e controle da Democracia
– Melhoria ou criação de produtos e serviços privados
– Inovação
– Melhoria na eficiência dos serviços públicos
– Melhoria na efetividade dos serviços públicos
– Acompanhamento do impacto de politicas públicas
– Produzir novos conhecimentos a partir da combinação de várias fontes de dados e enxergar padrões em grandes volumes de dados

Embora existam inúmeros exemplos de como os dados abertos já estão criando valor tanto social quanto econômico, ainda não sabemos que coisas novas se tornarão possíveis. Novas combinações de dados podem criar novos conhecimentos e descobertas, que podem levar a campos de aplicação totalmente novos. Isso já acontece desde o século XIX, quando o Dr. Snow combinou dados sobre mortes devido ao cólera com a localização das cisternas d’água. Isso levou à construção do sistema de esgoto de Londres e melhorou a saúde geral da população.

open_data_key

Existe um potencial inexplorado que pode ser libertado se transformarmos os dados públicos governamentais em dados abertos. Isso só irá acontecer se eles forem realmente abertos, ou seja, se não houver restrições (legais, financeiras ou tecnológicas) para a sua reutilização. Cada restrição exclui pessoas da possibilidade de reutilizar os dados públicos e torna mais difícil encontrar valiosas maneiras de fazê-lo. Para que o potencial de inovação seja realizado, dados públicos precisam ser dados abertos.

Então me pergunto: Se o órgão é público, as informações são geradas a partir de recursos públicos, porque estes dados ainda não estão públicos?