Cloud Native GeoServer é um GeoServer pronto para uso na nuvem por meio de microsserviços dockerizados.

Este projeto é um esforço para dividir os serviços geoespaciais e a API do GeoServer como componentes individualmente implementáveis de uma arquitetura baseada em microsserviços.

Como tal, ele se baseia nos componentes de software existentes do GeoServer, adaptando-os e/ou estendendo-os na tentativa de alcançar a decomposição funcional por capacidade de negócios; o que significa que cada serviço OWS (OGC Web Services), a UI (User Interface) da Web, a API REST e provavelmente outros componentes, como o subsistema de catálogo e configuração, tornam-se microsserviços independentes, implantáveis individualmente e escaláveis.

Isso significa que o arquivo .war do GeoServer é implantado várias vezes, com cada instância expondo uma determinada “capacidade de negócios”?

ABSOLUTAMENTE NÃO. Cada microsserviço é seu próprio aplicativo independente, incluindo apenas as dependências do GeoServer necessárias. Além disso, foi tomado cuidado para que, quando uma dependência tiver componentes obrigatórios e não obrigatórios, apenas os necessários sejam carregados.

Arquitetura do Cloud Native GeoServer

Como o GeoServer é um aplicativo servlet monolítico tradicional baseado no Spring Framework, uma escolha lógica foi feita para basear os microsserviços derivados do GeoServer na estrutura Spring Boot.

Além disso, a tecnologia Spring Cloud permite recursos cruciais, como descoberta dinâmica de serviços, configuração externalizada, eventos distribuídos, gateway de API e muito mais.

Apenas uma lista selecionada da vasta quantidade de extensões GeoServer será suportada, à medida que forem verificadas e possivelmente adaptadas para funcionar com a arquitetura deste projeto.

Você ficou interessado nesse projeto? Quer saber como rodar esse projeto no seu ambiente?

Basta você clicar aqui e ir para a página oficial do projeto.