Dispositivos de rastreamento de localização, como GPS, são hoje amplamente utilizados em smartphones e veículos. Como resultado, os dados de trajetória geoespacial estão atualmente sendo coletados e usados ​​em muitos domínios de aplicação. O MobilityDB fornece o suporte de banco de dados necessário para armazenar e consultar esses dados de trajetória geoespacial.

MobilityDB é implementado como uma extensão do PostgreSQL e PostGIS. Ele implementa tipos de banco de dados persistentes e operações de consultas para gerenciar trajetórias geoespaciais e suas propriedades que variam no tempo.

Uma trajetória geoespacial é geralmente coletada como uma sequência de pontos de localização e informações de data e hora. Na realidade, porém, o movimento é contínuo. Portanto, o MobilityDB interpola a trilha de movimento entre as informações de entrada. Como tal, a localização e as propriedades do objeto em movimento podem ser consultadas, efetivamente aproximadas, a qualquer momento.

Embora esta interpolação restaure a continuidade do movimento, ela não corresponde a um aumento no tamanho do armazenamento. Pelo contrário, permite descobrir informações redundantes e removê-las. Assim, apenas as informações onde ocorre uma mudança significativa na velocidade/direção são retidas. Esse processo é chamado de normalização e geralmente resulta em uma redução significativa no tamanho do armazenamento em comparação com os pontos de entrada.

👉 Mas na prática, como funciona esse gerenciamento realizado pela extensão?

📍Pense em obter a velocidade média de um trem em movimento, sem nenhum código SQL longo, usando uma função e pronto.
📍Ou em armazenar dados GPS de forma muito compacta em uma única linha/coluna e ser capaz de fazer consultas complexas com muito pouco SQL.

É essa praticidade que o MobilityDB vai te proporcionar.

Você já tinha ouvido falar dessa extensão do PostgreSQL/PostGIS? Conte nos comentários 👇

Fonte: webgis.tech
Instagram: https://instagram.com/webgis.tech
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/webgis-tech