Hoje começa uma série de posts, com dicas para você aumentar ainda mais a performance do seu GeoServer. O GeoServer tem uma boa performance por padrão, mas algumas configurações pontuais podem melhorar ainda mais.

1. Use a JDK da Sun

O desempenho do Geoserver depende muito ao escolha do Java Development Kit (JDK). Para um melhor desempenho, utilize o Sun JDK 1.6 (também conhecido como JDK 6). Se isso não for possível, use o Sun JDK 1.5. Não é aconselhavél a utilização de JDK`s que não sejam da Sun, pois geralmente não são suportadas e podem trazer problemas. O OpenJDK atualmente não funciona com o Geoserver, uma vez que o suporte a renderização 2D deixa a desejar.

2. Instalando o JAI nativo

A Java Advanced Imaging API (JAI) é uma biblioteca de manipulação de imagens avançada desenvolvida pela Sun. O Geoserver precisa da biblioteca JAI para trabalhar com coverages e para geração dos formatos de saída do WMS. Por padrão, Geoserver utiliza a versão da biblioteca JAI do Java, mas para um melhor desempenho, instale a versão nativa JAI no seu JDK.

Na página do Geotools existe um tutorial, explicando passo a passo como realizar a instalação da biblioteca diretamente no seu JDK. Após a instalação da biblioteca é necessário retirar os seguintes JAR’s do seu GeoServer:

– jai_core-x.y.z.jar
– jai_imageio-x.y.jar
– jai_codec-x.y.z.jar

Onde x, y e z são referentes a versão do GeoServer.

Veja mais…

Fonte: GeoServer Documentation